-
Arquitetos: John McAslan + Partners
- Área: 13253 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hufton+Crow
-
Fabricantes: Barrisol, CMS, Guthrie Douglas, Hunter Douglas Architectural (Europe), Kingspan Insulated Panels, Lazenby, Optima, Ronacrete
Burrell Collection é um dos melhores museus da Europa, localizado em um dos poucos edifícios escoceses do pós-guerra listados na categoria A. Sua coleção extraordinariamente rica é composta por 9.000 obras de artes plásticas e decorativas que abrangem 6.000 anos.
Em 1983, a coleção foi alojada em um edifício de museu aclamado pela crítica, projetado por três jovens arquitetos-acadêmicos de Cambridge - Barry Gasson, Brit Andresen e John Meunier. Feito de arenito vermelho Dumfriesshire, concreto polido, aço inoxidável, madeira e vidro, o edifício seminal do século XX ocupa um ambiente silvestre no Pollok Country Park, a alguns quilômetros do centro de Glasgow. Em 2016, a Glasgow Life, instituição de caridade que oferece atividades culturais, esportivas e de aprendizado em nome da Câmara Municipal da cidade, nomeou John McAslan + Partners como empresa de arquitetura e paisagismo que lideraria a renovação e melhoria de cinco anos do museu.
Trabalhando com uma equipe de especialistas, John McAslan + Partners concentrou-se em três objetivos principais do projeto: reparar perfeitamente o edifício e melhorar seu desempenho ambiental por meio de uma abordagem “fabric first” para sua renovação, fortalecendo a configuração das áreas verdes do edifício e, após cuidadosa consideração, abrir áreas selecionadas do interior para articular o movimento horizontal e vertical através das galerias, de modo que uma proporção muito maior da coleção possa ser apreciada a qualquer momento.
O projeto. Uma entrada discreta foi adicionada ao leste do acesso existente mantido a partir de uma praça pavimentada adjacente que cria um ambiente natural aprimorado, onde os visitantes também podem relaxar, fazer um piquenique ou sair do café na extremidade sudeste. Adjacente à entrada, um novo volume conecta os níveis do museu até as galerias superiores do mezanino e, com um arranjo de bancos escalonados, permite também o acesso ao recém-inaugurado nível do jardim subterrâneo. Este último agora acomoda uma galeria de exposições e eventos conectada a um espaço de armazenamento de obras de arte, oficinas, cafeteria reformada e um parque.
John McAslan + Partners projetou também o paisagismo para The Burrell, liderado por Andy Harris, chefe do estúdio de design urbano e paisagem da John McAslan + Partners. Ele descreve a abordagem da prática como: “A relação entre edifício, parque e floresta foi uma narrativa icônica na proposta original dos anos 80. Nossa 'atualização' do paisagismo respeita a visão original, ao mesmo tempo em que integra cuidadosamente novos elementos para envolver uma nova geração de visitantes.”
De volta às galerias, os visitantes encontrarão a coleção que agora é curada tematicamente e usando a narrativa imersiva como visão norteadora da museografia do lugar. No total, 35% de espaços para galerias foram adicionados ao arranjo anterior, com grande maioria da coleção armazenada em um ambiente acessível para auxiliar sua rotação. O renovado museu Burrell Collection alcançou uma classificação BREEAM excelente, colocando-o entre os 10 edifícios mais energeticamente eficientes no Reino Unido, uma conquista significativa para a renovação e conservação de um edifício classificado como Categoria A.